- Vídeo: carro arrasta moto e explode após briga em Fortaleza
- Ônibus com 37 passageiros tomba na CE-040 e causa pânico
- Foragido de homicídio em PE cai após operação policial no Cariri
- Tiroteio no Cariri: suspeito de 26 morto; pai e filho feridos
- Perda trágica: menina de 7 anos morre após carro sair da pista
Pistola, laser e 2 kg de drogas: ação da PM no Cuscuz
FORTALEZA/CE – Na última sexta-feira (23), uma incursão da Força Tática da 2ª Cia do 16º BPM da PMCE, com apoio do COTAM, desmontou um ponto de tráfico em imóvel abandonado na Comunidade do Cuscuz, bairro São Bento, e prendeu cinco homens de 19, 21, 21, 25 e 31 anos.
- Em resumo: Pistola calibre .380, mira a laser, 51 munições e quase 2 kg de entorpecentes foram retirados das ruas.
Arsenal escondido em casa abandonada
Alertados sobre movimentação suspeita, os militares cercaram o imóvel e sentiram forte odor de maconha antes mesmo de entrar. Quatro suspeitos foram rendidos no interior da residência; o quinto foi capturado após pular o muro para uma casa vizinha. Na varredura, apareceram a pistola .380, cinco carregadores, mira a laser e 41 munições 9 mm mais 10 munições .380.
Também foram apreendidos 440 g de cocaína, 1,57 kg de maconha, comprimidos de ecstasy, oito frascos e um galão de substância inalante, balanças de precisão, balaclavas, rolos de filme plástico, celulares e R$ 1.906,05 em espécie. Todo o material e os detidos foram levados ao 35º Distrito Policial.
“A pronta resposta evitou que esse arsenal abastecesse facções na região do Grande Mucuripe”, relatou um policial da operação.
Por que a região virou alvo constante
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Fortaleza registrou aumento de 18 % nas apreensões de armas curtas entre 2022 e 2023, reflexo da disputa territorial pelo varejo de drogas em periferias portuárias. A proximidade com a Avenida Beira Mar facilita rotas de fuga e logística para facções, tornando comunidades como o Cuscuz ponto estratégico para “depósitos” de entorpecentes.

Especialistas lembram que o art. 35 da Lei de Drogas prevê pena de três a dez anos para associação ao tráfico, podendo dobrar quando envolve arma de fogo e participação de grupo organizado, circunstâncias presentes no inquérito aberto pela Polícia Civil.
O que você acha? A repressão policial é suficiente ou falta política social na região? Para mais detalhes, acesse nossa editoria de Segurança.
Crédito da imagem: Divulgação / PMCE
