Operação mira agentes suspeitos de extorsão no Ceará

Operação mira agentes suspeitos de extorsão no Ceará

Agentes suspeitos de extorsão no Ceará — Na manhã de quinta-feira (4 de dezembro de 2025), o Ministério Público do Ceará (MPCE) desencadeou as operações Embrionária e Ecos da Penumbra para aprofundar investigações contra policiais e outros agentes de segurança pública acusados de extorsão, tortura, abuso de autoridade, associação criminosa armada e invasões ilegais de domicílio.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diferentes bairros de Fortaleza. O processo tramita em segredo de Justiça.

Como funcionaram as operações

A Operação Embrionária mobilizou o Núcleo de Investigação Criminal do MPCE, a Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, o Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil, além do Bope e do Cotam, da Polícia Militar.

Foram cinco mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal. Durante a ação, uma granada de luz e som foi encontrada com um dos investigados, que acabou conduzido à autoridade militar competente.

Ecos da Penumbra aprofunda denúncias de tortura

A segunda força-tarefa cumpriu um mandado para recolher documentos, mídias e dispositivos eletrônicos de um agente citado por vítimas que relataram espancamentos, sufocamento e agressões dentro de residências.

Com o avanço das diligências, surgiram novos depoimentos de possíveis vítimas, o que motivou o pedido de medidas cautelares autorizado pela Auditoria Militar.

Contexto e impacto dos crimes

A investigação ocorre em meio a discussões sobre o envolvimento de servidores da segurança em crimes violentos. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 6% das ocorrências de crimes contra a pessoa no país em 2024 envolveram agentes estatais, evidenciando a necessidade de controle interno e transparência.

A apuração cearense busca esclarecer a extensão da suposta rede criminosa e identificar eventuais cúmplices. Todo o material apreendido passa por perícia, e os suspeitos podem responder também por crimes militares, cujas penas variam conforme a gravidade dos fatos.

As autoridades ressaltam que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181 e que o sigilo do denunciante é garantido.

No desfecho das operações, o MPCE deve concluir se oferecerá denúncia formal à Justiça comum ou militar.

Para mais detalhes e outras ocorrências, acesse nossa editoria de Polícia.


Crédito da imagem: Divulgação / PMCE

Vinicius Balbino

Vinicius Balbino faz parte da equipe do C4 Notícias, atuando na produção de conteúdos sobre esportes, atualidades, tecnologia, entretenimento e acontecimentos de grande repercussão. Com experiência em jornalismo digital e cobertura de notícias online, desenvolve matérias com linguagem clara, moderna e acessível para diferentes públicos. Seu trabalho acompanha diariamente os temas mais relevantes do Brasil e do mundo, levando informação rápida, confiável e atualizada aos leitores do portal.