SSPDS: 73 prisões por deslocamento forçado no Ceará

SSPDS: 73 prisões por deslocamento forçado no Ceará

Juazeiro do Norte – A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) negou, na semana passada, que tenham ocorrido expulsões de moradores determinadas por facções em dois casos divulgados nas redes sociais no município e detalhou as operações de investigação e combate a esse crime, que resultaram em 73 capturas no estado desde julho de 2025.

  • Em resumo: Investigações da Draco Sul e ações do Copac apontaram ausência de deslocamento forçado nos imóveis apurados; SSPDS registra 73 prisões e 30 mandados cumpridos relacionados ao crime.

O que as apurações mostraram

Na investigação aberta em julho de 2025 pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco Sul), sobre pichação em imóvel do bairro Frei Damião, as diligências, oitivas e inteligência concluíram que não houve expulsão de moradores e o inquérito foi encaminhado à Justiça com pedido de arquivamento, aceito pelo Judiciário.

Em outro caso, equipes do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) apuraram marcas antigas de disparos no portão de um residencial no bairro Monsenhor Murilo, mas não encontraram indícios de arrombamento nem de saída forçada de família do local.

Para entender o fenômeno mais amplo e a resposta das autoridades, especialistas e levantamentos nacionais como os do Fórum Brasileiro de Segurança Pública têm monitorado a atuação de facções e as consequências para populações locais.

“A prática, registrada em vários estados do país e que é parte da forma de atuação de grupos criminosos quando há acirramento entre eles, vem sendo combatida no Ceará a partir de mapeamento, monitoramento e prisões de suspeitos”, destaca a SSPDS.

Contexto e impacto

Segundo a SSPDS, além das 73 capturas relacionadas a crimes de deslocamento forçado desde julho de 2025, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão. As ações visam desarticular rotinas de intimidação usadas por grupos criminosos que, em casos extremos, forçam saídas de moradores.

O resultado das apurações em Juazeiro do Norte reforça a necessidade de checagem de relatos que circulam em redes sociais antes de conclusões precipitadas, mas também evidencia a continuidade das operações policiais para proteger comunidades.

O que você acha? As medidas adotadas pela SSPDS são suficientes para evitar novas tentativas de expulsão? Para mais detalhes, acesse nossa editoria especializada.


Crédito da imagem: Divulgação

Vinicius Balbino

Vinicius Balbino faz parte da equipe do C4 Notícias, atuando na produção de conteúdos sobre esportes, atualidades, tecnologia, entretenimento e acontecimentos de grande repercussão. Com experiência em jornalismo digital e cobertura de notícias online, desenvolve matérias com linguagem clara, moderna e acessível para diferentes públicos. Seu trabalho acompanha diariamente os temas mais relevantes do Brasil e do mundo, levando informação rápida, confiável e atualizada aos leitores do portal.