Estufa com 45 pés de maconha e armas falsas é achada em Caucaia

Estufa com 45 pés de maconha e armas falsas é achada em Caucaia

Caucaia/CE – Na noite da última sexta-feira (20), uma patrulha do 12º Batalhão da Polícia Militar entrou em uma casa do bairro Iparana e encontrou uma estufa profissional com 45 pés de maconha, dois simulacros de pistola e insumos para cultivo. O morador fugiu pelos fundos segundos antes da abordagem.

  • Em resumo: polícia desmantela plantação indoor; suspeito segue foragido.

Como a estufa passou despercebida

Os agentes faziam motopatrulhamento quando receberam denúncia anônima sobre a plantação. A residência estava com o carro ligado na garagem e a porta escancarada, sinal de abandono precipitado. No interior, lâmpadas de alta pressão, ventilação forçada e produtos químicos criavam as condições ideais para o cultivo, técnica comum em países que legalizaram o consumo, segundo relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Além das plantas, foram recolhidos 19 sementes, dez cigarros já prontos, rolo de plástico filme e 47 sacos de papel para embalagem – indícios de distribuição em pequena escala.

“O local funcionava como uma estufa para cultivo de maconha”, registrou o boletim da PM.

Consequências criminais e cifras do mercado ilegal

Pelo artigo 33 da Lei de Drogas (11.343/2006), cultivar cannabis para tráfico pode render pena de 5 a 15 anos de prisão. Só em 2023, a Polícia Militar do Ceará apreendeu mais de 1,2 tonelada de entorpecentes, número 18% maior que no ano anterior, impulsionado pelo avanço de cultivos indoor que burlam a fiscalização convencional.

No mercado clandestino cearense, cada pé de maconha bem desenvolvido gera até 100 g de flores, o que, a R$ 15 por grama, representaria cerca de R$ 67,5 mil em valor final – cifra que explica o investimento em estufas sofisticadas dentro de áreas residenciais.

O que você acha? A expansão desse tipo de laboratório residencial exige novas estratégias de fiscalização? Para mais informações sobre segurança pública, visite nossa editoria especializada.


Crédito da imagem: Divulgação / PMCE

Vinicius Balbino

Vinicius Balbino faz parte da equipe do C4 Notícias, atuando na produção de conteúdos sobre esportes, atualidades, tecnologia, entretenimento e acontecimentos de grande repercussão. Com experiência em jornalismo digital e cobertura de notícias online, desenvolve matérias com linguagem clara, moderna e acessível para diferentes públicos. Seu trabalho acompanha diariamente os temas mais relevantes do Brasil e do mundo, levando informação rápida, confiável e atualizada aos leitores do portal.