- Leilão libera iPhone por R$ 950; prazo para lances acaba dia 27
- Flávio Bolsonaro avaliza Alcides e lança disputa ao Senado no CE
- Após 60 dias em Quixadá, Bruno Barreto assume Júri da Capital
- Ceará crava 85% de crianças alfabetizadas e leva selo ouro
- R$ 1,2 bi em jogo: Justiça libera obras no entorno do Aeroporto
PMCE convoca 400 aprovados e impõe prazo de 48 h para exames
FORTALEZA-CE – A Comissão do Concurso de Soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) abriu nesta terça-feira (23/03/2026) uma corrida contra o relógio: 400 candidatos devem comparecer à Diretoria de Perícia Médica (DIPEM) entre 26 e 27 de março para a inspeção de saúde. Quem perder o horário será eliminado, conforme o Edital nº 001/2025.
- Em resumo: convocados têm 48 h para enviar documentos em PDF e levar formulário impresso; atrasos resultam em desclassificação imediata.
Passo a passo obrigatório – evite a desclassificação
Os candidatos precisam, primeiro, acessar o portal da PMCE com CPF e nome completo, preencher os dados e salvar. Em seguida, enviar toda a documentação exigida no Anexo I em um único arquivo PDF para o e-mail oficial, usando o nome completo e CPF no assunto.
O terceiro e último passo é baixar o formulário de perícia admissional, imprimi-lo, preencher e apresentá-lo pessoalmente na DIPEM, na Av. Oliveira Paiva, 941. O trajeto deve ser feito usando traje de academia que deixe o abdômen à mostra – requisito tanto para homens quanto para mulheres.
“Apresentar-se, impreterivelmente, no dia e horário previstos […] sob pena de eliminação”, alerta o Comunicado nº 003/2026-CCOP/PMCE.
Contexto: oportunidade rara em meio ao desemprego
Segundo o IBGE, o Brasil encerrou 2025 com taxa de desemprego de 7,8 %, o menor nível desde 2015, mas ainda com 8,4 milhões de pessoas fora do mercado formal. Vagas estáveis como a de soldado da PMCE tornam-se, portanto, altamente disputadas: o último concurso registrou mais de 70 mil inscritos para 2 mil posições – concorrência de 35 por vaga.
A inspeção de saúde é decisiva porque apenas os aptos seguem para a etapa física e, depois, para o curso de formação na Academia Estadual de Segurança Pública. Gestantes, como a candidata Larissa da Silva Lima (pedido 3241), terão prazo de 120 dias pós-gestação para realizar o teste físico, conforme o edital.

Além dos exames médicos, a lista de documentos inclui certidões criminais estaduais e federais, comprovantes eleitorais e CNH. A ausência de qualquer item impossibilita a matrícula.
O que você acha? A PMCE foi rígida demais ao manter o prazo de 48 h? Para mais notícias sobre concursos e empregos, acesse nossa editoria especializada.
Crédito da imagem: Divulgação
