Às 4h10, PM salva irmãos e 9 animais de incêndio em Fortaleza
FORTALEZA/CE – Uma patrulha da Força Tática do 20º Batalhão da Polícia Militar interrompeu a madrugada deste sábado (28) para retirar duas crianças e nove animais de uma residência multifamiliar em chamas, na rua Arthur Borges, bairro Vila Velha. A operação, registrada às 4h10, terminou sem vítimas fatais, mas expôs o risco silencioso dos incêndios domésticos.
- Em resumo: irmãos de 10 e 8 anos, quatro gatos, um cachorro e quatro pássaros foram retirados a tempo; avó e tia estavam no andar inferior e também foram evacuadas.
Como o resgate se desenrolou em poucos minutos
Durante o patrulhamento, os policiais perceberam as chamas avançando pelo andar superior. Gritos das crianças, que dormiam quando o fogo começou, guiaram a equipe pelos corredores tomados de fumaça. Na sequência, os agentes fizeram novas incursões para salvar os animais de estimação, ação que exigiu uso de máscaras improvisadas e acabou levando os militares a inalar fumaça. Eles foram medicados e liberados, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará extinguia o foco do incêndio.
Segundo testemunhas, a avó e a tia das crianças não perceberam o fogo no piso superior, o que reforça a importância de alarmes de fumaça funcionais em imóveis multifamiliares.
“Quando ouvimos o pedido de socorro, sabíamos que cada segundo era vital”, relatou um dos policiais ao relatório interno da corporação.
Incêndios residenciais: um perigo subestimado
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) indicam que, só em 2025, mais de 6 mil ocorrências de incêndio em domicílios foram registradas no país, resultando em 478 mortes. Em estados do Nordeste, 33 % das residências afetadas não possuíam extintor portátil ou rota de fuga sinalizada.

Especialistas lembram que sobrecarga em instalações elétricas e curto-circuitos figuram entre as causas mais comuns, e recomendam revisão anual da fiação, além de detectores de fumaça em quartos e corredores – itens ainda ausentes em cerca de 60 % dos lares cearenses, segundo a mesma pesquisa.
O que você acha? Sua casa está preparada para um imprevisto como esse? Para mais notícias sobre segurança pública, acesse nossa editoria especializada.
Crédito da imagem: Divulgação
