Flagrado em furto no Crato, jovem carrega tragédia de 20 facadas
CRATO/CE – A tentativa de furto que terminou em prisão no bairro Bela Vista expôs, uma vez mais, a face trágica da violência no Cariri: o detido, João Leandro Pereira, 27, viu o irmão mais novo ser morto com 20 facadas há oito anos.
- Em resumo: vizinhos detiveram o suspeito, que ganhou liberdade provisória um dia depois.
Como a prisão aconteceu
Na tarde de segunda-feira (1º), Leandro escalou o muro de uma residência na Rua Camila dos Santos Amorim usando uma “escada” improvisada de tijolos. Surpreendido pelo dono da casa, ele ainda se desculpou antes de pular a janela e tentar fugir, mas foi contido por moradores. A Polícia Militar o conduziu à Delegacia Regional, onde permaneceu em silêncio e acabou autuado em flagrante por tentativa de furto.
Na audiência de custódia, o juiz Vandemberg Francelino optou por liberar o acusado mediante medidas cautelares.
“Ele pulou a janela pedindo ‘perdão’ e saiu sem levar nada”, narrou o boletim policial.
O peso de uma perda violenta
Leandro traz no histórico familiar um episódio extremo: em 2 de abril de 2018, o irmão adolescente Matheus Pereira, 15, foi assassinado com cerca de 20 golpes de faca em plena Rua José Ribeiro Cruz, Vila Alta. O autor do crime, outro irmão, foi preso em flagrante naquela noite trágica.

Casos como esse ajudam a explicar por que o Ceará figura entre os estados com altas taxas de violência letal. De acordo com o Atlas da Violência 2023, a taxa de homicídios de jovens de 15 a 29 anos no estado chegou a 62,1 por 100 mil habitantes em 2021, quase o dobro da média nacional.
O que você acha? Situações de reincidência e dramas familiares devem influenciar na decisão judicial? Para acompanhar outras notícias de segurança pública, acesse nossa editoria especializada.
Crédito da imagem: Divulgação / Portal Miséria





