Londres – Na atualização mais recente do ranking da ATP, Jannik Sinner consolidou a liderança com 13.350 pontos, enquanto Carlos Alcaraz caiu na pontuação por não repetir a campanha em Barcelona, abrindo 390 pontos de diferença entre os dois primeiros.
- Em resumo: só houve uma troca no top 10: Taylor Fritz ultrapassou Alex de Minaur e agora é o sétimo colocado.
Entenda a dança nas primeiras posições
O ranking da ATP é calculado com a soma dos 19 melhores resultados em 52 semanas. Como Alcaraz não defendeu os 600 pontos da final de Barcelona de 2025, perdeu terreno, enquanto Sinner somou todos os pontos possíveis na temporada de quadras duras. Segundo o site oficial da ATP, é a maior diferença entre líder e vice desde agosto de 2024.
Do restante, apenas Fritz (3.870) e De Minaur (3.845) protagonizaram movimentação. A estabilidade evidencia que o próximo grande salto de posições deve ocorrer apenas nos Masters de Roma e Madrid.
Novo top 10 ATP: 1) Sinner 13.350; 2) Alcaraz 12.960; 3) Zverev 5.255; 4) Djokovic 4.710; 5) Auger-Aliassime 4.100; 6) Shelton 4.070; 7) Fritz 3.870; 8) De Minaur 3.845; 9) Musetti 3.715; 10) Medvedev 3.560.
O que muda para a corrida rumo a Roland Garros
Com a manutenção da ponta, Sinner garante a primeira cabeça de chave provisória para Roland Garros, algo inédito para um tenista italiano desde a criação do ranking em 1973. Já Alcaraz precisa, no mínimo, repetir as quartas em Madrid para evitar que Alexander Zverev (5.255) se aproxime na briga pelo segundo lugar.
Para Fritz, o ganho de uma posição pode significar evitar um dos cinco primeiros até as oitavas em Paris, enquanto De Minaur perdeu a chance de igualar seu melhor ranking histórico. O brasileiro Thiago Wild segue fora do top 30, mas pode avançar com boa campanha no saibro europeu.
O que você acha? Sinner consegue sustentar a liderança até Roland Garros? Para mais análises do circuito, acesse nossa editoria de Esporte.
Crédito da imagem: Divulgação