Maranello (Itália) – O britânico Jolyon Palmer, ex-piloto da Fórmula 1 e hoje comentarista, reacendeu o debate sobre o auge de Fernando Alonso ao afirmar que o espanhol entregou um desempenho “praticamente perfeito” durante sua passagem pela Ferrari, entre 2010 e 2014, chegando a brigar pelo título mesmo com equipamento inferior.
- Em resumo: Palmer diz que o espanhol atingiu o ápice da pilotagem em 2012, ficando a 3 pontos do tricampeonato.
O ano que quase derrubou a Red Bull
Segundo Palmer, o nível exibido por Alonso em 2012 ultrapassou o da maioria dos grandes campeões recentes. Naquele campeonato, o espanhol somou três vitórias e 13 pódios, encerrando apenas 3 pontos atrás de Sebastian Vettel, de acordo com o ranking oficial da Fórmula 1.
Mesmo que o F2012 não disputasse nem as cinco melhores velocidades de reta do grid, Alonso liderou 13 das 20 etapas e só abandonou por acidente na primeira curva de Spa. “Era como se ele previsse o futuro”, lembrou Palmer, destacando a leitura de corrida e a constância do bicampeão.
“O Alonso daqueles anos de Ferrari é, para mim, o mais próximo que já vimos da perfeição, especialmente em 2012”, disse Jolyon Palmer.
Números que sustentam a tese
De 2010 a 2014, Alonso acumulou 11 vitórias, 44 pódios e 4 poles pela Ferrari. Segundo dados da FIA, ele liderou 1 113 voltas no período, superando inclusive companheiros de equipe em 95% das classificações. Além disso, a Ferrari terminou três campeonatos de Construtores na segunda posição, mesmo diante do domínio tecnológico da era Red Bull-Renault.
Palmer recorda ainda os anos de motor Honda na McLaren (2015-2017), quando correu contra o espanhol. “Eu me orgulhava do meu histórico na GP2, mas aprendi lições duras vendo o quão cedo ele antecipava cada cenário”, disse o britânico.
O que você acha? Alonso teria sido tricampeão se a Ferrari entregasse um carro do nível da Red Bull? Para mais debates sobre automobilismo, acesse nossa editoria de Esportes.
Crédito da imagem: Divulgação / Ferrari