- Imagem inédita e quebra de sigilo na busca por Vitória Barreto
- Suspeita de 30 anos se entrega após matar idosa no Papicu
- Sábado dia 28: Quixadá abre Dia D e vacina 13 grupos contra gripe
- Da escola pública ao topo: cearense garante bolsa integral nos EUA
- 31 obras dão voz a 17 povos indígenas no MIS Ceará
Chefe de facção baleado no pé ao tentar fugir na Taíba
SÃO GONÇALO DO AMARANTE (CE) – A manhã da última quinta-feira (26) terminou com a captura de um homem de 30 anos, apontado como líder de uma facção que domina pontos de São Gonçalo do Amarante e Paracuru, na Região Metropolitana de Fortaleza. O suspeito foi alcançado na Praia da Taíba após tentar escapar de uma ação conjunta das polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE); ele só parou quando foi baleado no pé, segundo o relatório da ocorrência.
- Em resumo: líder da facção foi ferido, preso em flagrante e autuado por quatro crimes, incluindo tráfico e organização armada.
Como a tentativa de fuga terminou em captura
De acordo com a PCCE, o alvo da operação recebeu voz de prisão ainda na faixa de areia, mas correu em direção às dunas e reagiu à abordagem. A resistência levou os policiais a dispararem, acertando-lhe o pé. Socorrido de imediato, ele não corre risco de morte e já foi transferido para a Delegacia de São Gonçalo do Amarante, onde foi formalmente autuado por organização criminosa armada, tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e resistência. O histórico inclui ainda um processo por porte ilegal de arma e investigações em curso por homicídio. Dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que o Ceará registrou mais de 2,4 mil assassinatos em 2022, cenário que explica a prioridade dada a líderes de facção.
Além dele, a operação prendeu uma mulher por tráfico e apreendeu dois adolescentes, todos encaminhados à autoridade policial competente.
“Ele exercia função de comando nos territórios de São Gonçalo e Paracuru”, detalha trecho do inquérito, apontando que a investigação segue para desarticular o restante do bando.
Facções e violência: o impacto na Região Metropolitana
Especialistas apontam que conflitos entre facções disputando rotas de drogas elevam os índices de violência na RMF. Segundo o Atlas da Violência 2023, a taxa de homicídios no Ceará (39,5 por 100 mil habitantes) supera a média nacional, e cidades litorâneas sofrem pressão adicional por serem corredores de transporte e turismo.

Para conter o avanço desses grupos, a Secretaria da Segurança Pública intensificou operações integradas nas praias, onde criminosos costumam se esconder e lavar dinheiro em empreendimentos sazonais. A prisão de um líder tende a desorganizar células locais, mas autoridades alertam que retaliações podem ocorrer, exigindo reforço de patrulhamento comunitário.
O que você acha? Ações enérgicas como essa reduzem a violência ou estimulam confrontos? Para mais coberturas sobre segurança, acesse nossa editoria especializada.
Crédito da imagem: Divulgação / PMCE
