- Alcione e maratona de 10 mil atletas marcam 300 anos de Fortaleza
- Elmano decreta folga estadual na quinta; saiba o que continua aberto
- Explosão de motor obriga pouso dramático da Delta em SP
- Elmano decreta ponto facultativo e garante serviços vitais
- Falha em ar-condicionado provoca incêndio e evacuação em Fortaleza
Falha em ar-condicionado provoca incêndio e evacuação em Fortaleza
Fortaleza/CE — Um defeito em um aparelho de ar-condicionado obrigou a evacuação de um edifício de 21 andares no bairro Presidente Kennedy, na madrugada do último domingo (29), causando prejuízos à moradora Monalisa Sotero e deixando três pessoas com ferimentos leves.
- Em resumo: Chamas se alastraram em minutos, atingindo sala, cozinha e quartos; prédio foi evacuado às 0h51.
- Moradora, filha de 3 anos e familiares escaparam pelas escadas antes que o fogo tomasse conta do apartamento.
Como o fogo se espalhou em poucos minutos
Segundo o Corpo de Bombeiros, o chamado de emergência foi registrado às 0h51. O aparelho havia sido desligado por Monalisa após um ruído estranho, mas a fumaça preta já dominava o ambiente. Enquanto vizinhos tentavam conter as chamas com o sistema hidráulico do prédio, dois deles sofreram queimaduras nas mãos.
Os bombeiros isolaram a Torre A, fizeram varredura em todos os andares e orientaram a saída ordenada dos moradores. A equipe de resgate atendeu três pessoas no local; todas recusaram encaminhamento hospitalar. De acordo com levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ocorrências domésticas desse tipo respondem por cerca de 18% dos chamados de incêndio urbano no país.
“A fumaça subia muito rápido. Foi preciso remover todo mundo para a área externa até que o prédio estivesse seguro”, informou a corporação em nota.
Risco elétrico crescente e o peso no bolso
Dados do Inmetro mostram que falhas elétricas em aparelhos de climatização estão entre as cinco principais causas de incêndios residenciais no Brasil. Além das perdas estruturais, Monalisa estima prejuízo superior a R$ 50 mil em móveis e eletrodomésticos danificados.

Sem danos à estrutura do edifício, a Defesa Civil liberou o retorno dos moradores horas depois, mas recomendou revisão imediata da instalação elétrica. Amigos e vizinhos iniciaram uma campanha online para ajudar na reposição dos bens perdidos.
E você? Costuma revisar seus eletrodomésticos antes de ligá-los após viagens? Para mais casos e orientações de segurança, acesse nossa editoria especializada.
Crédito da imagem: Divulgação
