- Campanha no Helv arrecada 103 bolsas e bate marca histórica
- Manobra de Cid Gomes drena PDT e ameaça futuro de André Figueiredo
- Larvas e baratas fecham restaurante popular em Fortaleza
- Centec faz 27 anos e leva ensino técnico ao interior do Ceará
- Óculos 3D inclusivo e livro inédito marcam seminário em Quixadá
Larvas e baratas fecham restaurante popular em Fortaleza
Fortaleza/CE – Uma vistoria da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) interditou, na última terça-feira (24), um restaurante no bairro Álvaro Weyne depois de encontrar larvas, baratas e uma série de falhas de higiene que colocavam clientes em risco imediato.
- Em resumo: cozinha suja, alimentos no chão e ralos sem proteção obrigaram o fechamento imediato do estabelecimento.
Fiscalização flagra cenário alarmante
Os agentes constataram ralos sem tampas, lixeiras abertas e a ausência de pia exclusiva para higienização das mãos, exigência prevista na RDC nº 216/2004 da Anvisa. Bebidas e mantimentos eram armazenados diretamente no piso, contrariando os protocolos de boas práticas.
Caso queira registrar situação semelhante, a Agefis orienta denunciar via Central 156 ou pelo aplicativo Fiscalize Fortaleza, disponível para Android e iOS.
“O funcionamento só poderá ser retomado depois que todas as inconformidades forem sanadas e confirmadas em nova vistoria”, informou a Agefis.
Riscos à saúde pública e onde buscar ajuda
A presença de pragas como baratas é vetor de doenças gastrointestinais, alerta o Ministério da Saúde. Consumidores que se sintam lesados podem acionar o Procon-CE, órgão que também recolhe denúncias relacionadas à segurança alimentar.

Depois de notificado, o responsável pelo restaurante deve apresentar plano de correção, limpar todas as áreas e comprovar a adequação dos equipamentos antes de reabrir.
O que você acha? Medidas mais duras poderiam evitar situações como essa? Para acompanhar outras notícias do Ceará, acesse nossa editoria especializada.
Crédito da imagem: Divulgação / Agefis
