Manobra em 30 segundos: PMCE salva bebê engasgado em Fortaleza

Manobra em 30 segundos: PMCE salva bebê engasgado em Fortaleza

Praia de Iracema, Fortaleza – Na manhã da última quinta-feira (29), uma patrulha do 8º Batalhão da Polícia Militar do Ceará interrompeu o giro de rotina para enfrentar a corrida contra o relógio: uma bebê de apenas meses estava desacordada após se engasgar durante a amamentação.

  • Em resumo: agentes aplicaram a manobra de Heimlich e a criança voltou a respirar em menos de meio minuto.

Como a reação dos policiais fez a diferença

O casal aflito foi encontrado no cruzamento das ruas Historiador Raimundo Girão e Antônio Augusto. Em segundos, os militares posicionaram a recém-nascida de bruços e iniciaram os tapotes interescapulares previstos no protocolo Heimlich para lactentes.

Segundo um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 19% das chamadas atendidas por patrulhas no país envolvem primeiros socorros antes da chegada de equipes médicas, reforçando a importância desse treinamento.

“O atendimento técnico imediato foi determinante para que a bebê chegasse ao hospital já estável”, ressaltou a equipe do Instituto Dr. José Frota (IJF) no boletim médico.

Engasgos em bebês: por que o tempo é crucial

Dados do Ministério da Saúde apontam que a asfixia por alimentos é a quarta causa de morte acidental entre menores de um ano no Brasil. A ausência de oxigenação por apenas três minutos pode gerar sequelas neurológicas irreversíveis.

Após o resgate, a criança passou por exames complementares no IJF e recebeu alta no mesmo dia. A PMCE destaca que todos os policiais recém-ingressos passam por módulos de suporte básico de vida, medida alinhada às diretrizes internacionais de resposta rápida a emergências.

O que você acha? Os agentes devem receber capacitação ainda mais ampla para atendimentos de saúde? Para acompanhar outros casos de atuação da corporação, visite nossa editoria de Segurança.


Crédito da imagem: Divulgação / PMCE