28.2 C
Ceará
quarta-feira, abril 1, 2026

Oscar 2026: Brasil busca recorde com 9 indicações

Oscar 2026: Brasil busca recorde com 9 indicações

Los Angeles – A Academia de Cinema de Hollywood anuncia, às 10h30 desta quinta-feira (22), os indicados ao Oscar 2026, e o Brasil pode cravar presença inédita em nove categorias, segundo analistas de premiações. A expectativa gira em torno de “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e de produções nacionais que movimentam bastidores da indústria.

  • Em resumo: Especialistas já veem Wagner Moura e o longa de Mendonça Filho como nomes praticamente certos em cinco disputas.

‘O agente secreto’ na mira das estatuetas

O suspense político acumula projeções em Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, Roteiro Original, Direção de Elenco – categoria que estreia este ano – e até na cobiçada lista de dez nomeados a Melhor Filme. A confiança do mercado se reflete nos termômetros do site oficial da Academia, que monitora votos preliminares dos membros.

Além do longa de Mendonça Filho, o diretor de fotografia Adolpho Veloso (“Sonhos de trem”) e o montador Affonso Gonçalves (“Hamnet: A vida antes de Hamlet”) são apontados como favoritos em suas áreas técnicas, enquanto os documentários “Apocalipse nos trópicos” e “Yanuni” disputam vaga entre os cinco finalistas da categoria.

“O agente secreto tem chances em cinco categorias diferentes”, prevêem analistas de Hollywood, citados pela imprensa especializada.

Por que 9 indicações seria histórico

Até hoje o Brasil somou apenas 14 indicações em 95 edições de Oscar, sem jamais vencer. Caso confirme as nove vagas projetadas, o país ultrapassaria de uma só vez o recorde anterior de quatro indicações na mesma cerimônia, registrado em 1996, quando “O Quatrilho” concorreu a Filme Internacional.

O feito também mudaria o patamar da América Latina: o México, líder regional, precisou de três anos para atingir o mesmo volume de nomeações consecutivas. Para pesquisadores do cinema latino, o avanço brasileiro foi impulsionado por incentivos federais de coprodução e pela retomada do mercado de salas após 2023.

O que você acha? O país finalmente leva a tão sonhada estatueta? Para mais notícias de entretenimento, acesse nossa editoria Pop.


Crédito da imagem: Divulgação / G1

Ana Catarina
Ana Catarina
Sou jornalista independente, dedicada à apuração rigorosa e à produção de conteúdos informativos de qualidade. Busco levar notícias relevantes com linguagem clara, responsabilidade e compromisso com a verdade.
Últimas Notícias
Saiba Mais

Destaques de Agora