Pistola turca e 470g de droga: prisão em mangue de Caucaia
CAUCAIA/CE – Em uma ação que travou o avanço do tráfico na divisa dos bairros Tabapuá e Parque São Gerardo, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, na manhã da última quarta-feira (11), um homem de 30 anos e apreendeu uma pistola 9 mm de fabricação turca, cinco munições e quase meio quilo de entorpecentes.
- Em resumo: Força Tática localizou acampamento em região de mangue e frustrou fuga do suspeito armando com pistola de uso restrito.
Como a inteligência localizou o acampamento
Equipes da Força Tática e da Motopatrulha do 26º BPM atuaram após alerta da Subagência de Inteligência (SAI), que mapeou um ponto de venda de drogas escondido entre áreas alagadas. A aproximação precisou ser feita a pé devido ao terreno instável.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, operações guiadas por inteligência aumentam em até 34 % a chance de apreensão de armas de calibre restrito.
“Durante a busca pessoal, foi localizada uma pistola calibre 9 mm, de fabricação turca, com cinco munições”, registra o boletim da PMCE.
Arma restrita, lei rígida e impacto local
O Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) prevê pena de até seis anos de reclusão para porte ilegal de arma de uso restrito – categoria na qual a 9 mm se enquadra. A balança de precisão encontrada reforça a tipificação por tráfico, cuja pena pode chegar a 15 anos.

Dados do Atlas da Violência mostram que, no Ceará, 74 % dos homicídios em 2025 foram cometidos com armas de fogo, o que coloca apreensões como a de Caucaia no centro da estratégia estadual de redução de crimes letais.
O que você acha? A retirada de armas restritas das ruas reduz a violência na sua cidade? Para mais coberturas sobre segurança pública, acesse nossa editoria especializada.
Crédito da imagem: Divulgação / PMCE
