24 C
Ceará
segunda-feira, março 30, 2026

PT ainda busca segundo candidato ao Senado e decisão mobiliza lideranças nacionais

A escolha do segundo nome que representará o Partido dos Trabalhadores (PT) na disputa pelas duas vagas do Ceará no Senado Federal em 2026 permanece em aberto e tem movimentado as principais figuras da legenda. A indefinição ganhou novo capítulo neste sábado (7), durante a festa que marcou os 46 anos de fundação do PT, realizada em Salvador (BA).

No centro das conversas estão o secretário da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, e o deputado federal José Guimarães. Ambos participaram do evento comemorativo na capital baiana, que reuniu dirigentes nacionais e estaduais do partido. Ao longo das celebrações, os dois pré-candidatos posaram para fotos ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçando a importância do chefe do Executivo federal na escolha final.

A celebração contou ainda com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do ministro da Educação, Camilo Santana; e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. As lideranças cearenses aproveitaram a agenda para intensificar articulações visando a montagem da chapa governista que disputará as eleições de 2026.

Por ora, uma das vagas ao Senado já está reservada ao atual senador Cid Gomes. Restam, portanto, apenas mais um posto na composição oficial da base aliada de Elmano a ser definido pelo partido. Além de Chagas Vieira e José Guimarães, outros nomes considerados competitivos continuam no páreo, entre eles Eunício Oliveira, Chiquinho Feitosa e Domingos Filho.

Interlocutores próximos ao Palácio do Planalto reforçam que a escolha será feita diretamente sob a coordenação do presidente Lula, que desempenha papel decisivo nas costuras políticas da legenda. A avaliação passa por critérios como densidade eleitoral, capacidade de aglutinar aliados regionais e alinhamento ao projeto nacional liderado pelo PT.

Enquanto a decisão não sai, as campanhas internas se intensificam. Chagas Vieira busca reforçar o vínculo com o governo estadual, destacando a posição estratégica à frente da Casa Civil. Já José Guimarães aposta no histórico de atuação na Câmara Federal e na proximidade com Lula para se consolidar entre as lideranças petistas.

A expectativa é de que a definição ocorra apenas mais perto do prazo de registro das candidaturas, previsto pelo calendário eleitoral de 2026. Até lá, negociações e demonstrações de força devem continuar aquecendo o cenário político cearense, mantendo em aberto quem será o segundo representante do PT na disputa pelo Senado.

Com informações de Cn7

Vinicius Balbino
Vinicius Balbinohttps://c4noticias.com.br
Sou jornalista independente, dedicado a produzir informações claras, precisas e relevantes, sempre com olhar crítico e compromisso profissional com a verdade.
Últimas Notícias
Saiba Mais

Destaques de Agora