Samantha Longo — na terça-feira, 23, a justiça do Rio de Janeiro nomeou Samantha Longo como interventora da SAF do Vasco da Gama, em decisão que retira do presidente Pedrinho a gestão do futebol.
- Em resumo: A intervenção determina prazo de 60 dias para medidas de governança e exige relatórios a cada 15 dias ao juízo.
Decisão judicial e alcance imediato
A juíza Caroline Fonseca, da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, atendeu ao pedido da 777 Carioca, com base em informações do Conselho Fiscal da SAF.
Pedrinho permanece como presidente do associativo do Vasco, mas, conforme a decisão, "não tem mais ingerência sobre o futebol".
“Samantha vira a gestora e precisa adotar, no prazo de 60 dias, as providências necessárias ao restabelecimento da regularidade dos processos de governança, da transparência, da prestação de contas e da circulação de informações entre os órgãos sociais da Companhia, devendo apresentar relatórios a cada 15 (quinze) dias para supervisão deste Juízo”
Perfil profissional e experiência que justificam a escolha
Samantha Longo foi a primeira mulher a assumir um cargo de liderança na CBF, nomeada em 2022 pelo presidente Ednaldo Rodrigues, e atuou na diretoria jurídica da entidade — um histórico disponível nos registros da diretoria jurídica da CBF.
É sócia na Longo Abelha e Pires Advogados, com atuação em contencioso estratégico, arbitragem e reestruturação empresarial. É doutoranda e mestre em Direito Empresarial, docente na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, presidente da Comissão de Mediação da OAB/RJ e integra o Comitê Gestor de Conciliação e o FONAREF do Conselho Nacional de Justiça.
O que você acha? A intervenção pode corrigir a governança da SAF do Vasco? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria de esportes.
Crédito da imagem: Divulgação