Sargento da PM preso em Quixadá por ameaçar testemunha
Sargento da PM preso em Quixadá por ameaçar testemunha – A Justiça determinou a prisão preventiva do sargento Everaldo Moreira Florêncio durante audiência realizada em 27 de novembro de 2025, na 1ª Vara Criminal de Quixadá.
Mensagens enviadas pelo próprio celular do policial, anexadas aos autos, comprovaram ameaças de morte à testemunha central do processo de homicídios que pesa contra ele.
Audiência terminou com voz de prisão
O juiz Welithon Alves de Mesquita acolheu o pedido do Ministério Público e decretou a custódia imediata para garantir a ordem pública e preservar a instrução criminal, nos termos dos artigos 312 e 313 do Código de Processo Penal.
Na petição, o promotor Jairo Pereira Pequeno Neto destacou que o réu já havia descumprido medidas cautelares e tentado interferir no andamento do processo. A Polícia Civil confirmou que o número usado para intimidar a vítima pertencia ao militar.
Histórico de acusações e contexto de violência
Everaldo acumula denúncias de homicídios qualificados, tráfico de drogas, porte de armamento restrito, corrupção e crimes militares. Desde 2019, esta é a terceira prisão relacionada ao mesmo inquérito, que também envolve seu irmão e o pai.
Casos de violência letal envolvendo agentes de segurança são recorrentes no país. Segundo o Atlas da Violência 2024, mais de 6% dos homicídios registrados em 2023 tiveram participação de policiais, reforçando a preocupação com o uso da força e a intimidação de testemunhas.

Especialistas apontam que assegurar proteção às vítimas e punir tentativas de coação são medidas essenciais para reduzir a impunidade em crimes contra a vida.
No Ceará, o Tribunal de Justiça mantém canal de denúncias sigilosas e incentiva que ameaças sejam registradas imediatamente para fundamentar pedidos cautelares semelhantes ao aplicado no caso Florêncio.
Para mais detalhes e outras ocorrências, acesse nossa editoria de Polícia.
Crédito da imagem: Divulgação / PMCE
