29.9 C
Ceará
sexta-feira, março 13, 2026

Traficante com tornozeleira é baleado em plena rua no Cariri

Traficante com tornozeleira é baleado em plena rua no Cariri

Nova Olinda/CE – Um ataque a tiros sacudiu o Bairro Antonia Domingos no último fim de semana, deixando o jovem Gustavo Luan Ferreira da Silva, 24, gravemente ferido e sob custódia hospitalar. O caso expõe, mais uma vez, a escalada da violência ligada ao tráfico de drogas na região do Cariri.

  • Em resumo: Alvo de duas prisões recentes, Gustavo foi baleado na Rua Joana Cordeiro e segue internado sob escolta.

Como o ataque foi executado

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas ouviram diversos disparos antes de encontrar a vítima caída. A corporação ainda apura a autoria, mas não descarta acerto de contas. O episódio acontece num cenário em que o Ceará registrou taxa de 34,7 homicídios por 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência 2023, número acima da média nacional.

Gustavo foi socorrido ao hospital municipal e, pela gravidade, transferido para unidade de referência em Crato. Mesmo baleado, ele continua vigiado por agentes, já que utiliza tornozeleira eletrônica.

Em 23 de dezembro de 2024, ele foi flagrado com um revólver calibre 38 carregado; em 1º de agosto, voltou a ser preso com cocaína, maconha e R$ 469 em espécie.

Ficha criminal expõe padrão de reincidência

O histórico de Gustavo evidencia a progressão do tráfico no interior: armas, drogas fracionadas e balança de precisão reforçam a tese de que o jovem atuava como distribuidor local. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, nas pequenas cidades, a reincidência ligada ao comércio de entorpecentes cresceu 27% nos últimos cinco anos.

Especialistas apontam que, sem programas de reabilitação eficazes, suspeitos libertados com monitoramento eletrônico acabam retornando ao crime. No Ceará, apenas 12% dos detentos em regime semiaberto têm acesso a cursos profissionalizantes, de acordo com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.

O que você acha? O monitoramento eletrônico é suficiente para conter reincidências no tráfico? Para mais notícias sobre segurança no Ceará, acesse nossa editoria especializada.


Crédito da imagem: Divulgação

Vinicius Balbino
Vinicius Balbinohttps://c4noticias.com.br
Sou jornalista independente, dedicado a produzir informações claras, precisas e relevantes, sempre com olhar crítico e compromisso profissional com a verdade.
Últimas Notícias
Saiba Mais

Destaques de Agora