```html
Fórmula 1 — A polêmica sobre o futuro da Fórmula 1 já está em pauta, mesmo com o novo regulamento de 2026 ainda em sua fase inicial. Recentemente, George Russell se manifestou a favor do retorno dos motores V8 e solicitou que os carros se tornem mais leves para os próximos ciclos técnicos.
- Em resumo: Russell quer reviver os motores V8, ausentes desde 2013, e propõe uma redução no peso dos carros.
Retorno dos V8: Uma possibilidade real?
A discussão sobre a volta dos motores V8 ganhou força durante o GP de Miami, quando o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, insinuou que "o V8 está voltando". Essa mudança poderia ocorrer antes de 2031, mesmo sem consenso total entre os fabricantes de motores. A ideia foi apoiada por Toto Wolff, chefe da Mercedes, que afirmou que a equipe estaria pronta para "voltar com um verdadeiro motor de corrida". Para mais informações sobre a categoria, acesse FIA.
No entanto, nem todos estão animados com essa perspectiva. O ex-piloto Juan Pablo Montoya criticou a era dos V8, chamando-a de "entediante", alegando que as corridas eram monótonas e pouco emocionantes.
"Precisamos encontrar formas de reduzir ainda mais o peso dos carros, porque isso teve impacto positivo nas corridas e na dirigibilidade."
O peso dos carros e a experiência de corrida
Russell enfatizou a importância de carros mais leves para melhorar a pilotagem e as disputas em pista. Ele acredita que isso favoreceria as ultrapassagens e tornaria as corridas mais emocionantes.
Além disso, o piloto da Mercedes mencionou que a combinação de motores V8 com combustíveis sustentáveis poderia ser uma solução interessante para a categoria, unindo tradição e inovação.
O que você acha? Você acredita que o retorno dos motores V8 seria benéfico para a Fórmula 1? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria de esportes.
Crédito da imagem: Divulgação
```