Veja como f1: russell quer carros mais leves e retorno dos motores v8

```html F1: Russell defende carros mais leves e retorno dos motores V8 f1-russell-carros-leves-motores-v8

Fórmula 1 — A polêmica sobre o futuro da Fórmula 1 já está em pauta, mesmo com o novo regulamento de 2026 ainda em sua fase inicial. Recentemente, George Russell se manifestou a favor do retorno dos motores V8 e solicitou que os carros se tornem mais leves para os próximos ciclos técnicos.

  • Em resumo: Russell quer reviver os motores V8, ausentes desde 2013, e propõe uma redução no peso dos carros.

Retorno dos V8: Uma possibilidade real?

A discussão sobre a volta dos motores V8 ganhou força durante o GP de Miami, quando o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, insinuou que "o V8 está voltando". Essa mudança poderia ocorrer antes de 2031, mesmo sem consenso total entre os fabricantes de motores. A ideia foi apoiada por Toto Wolff, chefe da Mercedes, que afirmou que a equipe estaria pronta para "voltar com um verdadeiro motor de corrida". Para mais informações sobre a categoria, acesse FIA.

No entanto, nem todos estão animados com essa perspectiva. O ex-piloto Juan Pablo Montoya criticou a era dos V8, chamando-a de "entediante", alegando que as corridas eram monótonas e pouco emocionantes.

"Precisamos encontrar formas de reduzir ainda mais o peso dos carros, porque isso teve impacto positivo nas corridas e na dirigibilidade."

O peso dos carros e a experiência de corrida

Russell enfatizou a importância de carros mais leves para melhorar a pilotagem e as disputas em pista. Ele acredita que isso favoreceria as ultrapassagens e tornaria as corridas mais emocionantes.

Além disso, o piloto da Mercedes mencionou que a combinação de motores V8 com combustíveis sustentáveis poderia ser uma solução interessante para a categoria, unindo tradição e inovação.

O que você acha? Você acredita que o retorno dos motores V8 seria benéfico para a Fórmula 1? Para acompanhar mais, acesse nossa editoria de esportes.


Crédito da imagem: Divulgação

```

Patricia Albuquerque

Patrícia Albuquerque é Diretora Editorial do portal C4 Notícias, responsável pela coordenação da equipe de jornalismo e pela supervisão dos conteúdos publicados diariamente. Com ampla experiência em comunicação digital e produção editorial, atua no desenvolvimento de pautas estratégicas, cobertura de notícias em tempo real e gestão de conteúdo multiplataforma. Seu trabalho é focado em garantir informação rápida, confiável e relevante para os leitores, acompanhando os principais acontecimentos do Brasil e do mundo.