Policial que matou companheira segue preso no Eusébio

Policial que matou companheira segue preso no Eusébio

Policial que matou companheira permanece detido após a Justiça converter o flagrante em prisão preventiva durante audiência de custódia realizada na última sexta-feira (5 de dezembro), em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza.

O soldado Joaquim Filho é acusado de assassinar a ex-companheira, a soldado Larissa Gomes, de 26 anos, durante uma discussão ocorrida dois dias antes, no município do Eusébio.

Decisão da audiência de custódia

Conduzida pelo 7º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias, a sessão manteve o militar recolhido no Presídio Militar. O processo tramita em segredo de Justiça, conforme nota do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Segundo a Polícia Militar, Joaquim recebeu alta médica depois de ter sido ferido na perna e foi autuado por feminicídio e crime militar — por se tratar de agressão entre servidores da ativa. As duas armas usadas na troca de tiros, pertencentes à corporação, foram apreendidas.

Histórico de violência registrado

Familiares e amigos relatam que o relacionamento, iniciado há quatro anos, era marcado por agressões. Coronhadas, disparos dentro de casa e ameaças foram registrados antes do episódio fatal. Larissa, mãe de três crianças, chegou a fotografar ferimentos e enviar áudios a amigas relatando as agressões.

O assassinato soma-se a uma triste estatística nacional: de acordo com o Atlas da Violência, o Brasil registrou mais de 1,4 mil feminicídios em 2023, média de quatro casos por dia. Entre as vítimas, cerca de 65% foram mortas por parceiros ou ex-parceiros.

Próximos passos da investigação

Com o inquérito agora sob responsabilidade da Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar e Disciplina, testemunhas continuam sendo ouvidas. A defesa do soldado deve solicitar exames periciais complementares e poderá pedir reconstituição do crime.

Especialistas em segurança pública apontam que casos envolvendo agentes armados reforçam a necessidade de protocolos internos de prevenção e acolhimento a vítimas, inclusive dentro das corporações.

O crime também reacende o debate sobre o controle de armas institucionais fora do expediente e políticas de apoio psicológico aos policiais militares cearenses.

Para acompanhar outras notícias sobre segurança e ocorrências policiais, acesse nossa editoria de Polícia.


Crédito da imagem: Divulgação

Vinicius Balbino

Vinicius Balbino faz parte da equipe do C4 Notícias, atuando na produção de conteúdos sobre esportes, atualidades, tecnologia, entretenimento e acontecimentos de grande repercussão. Com experiência em jornalismo digital e cobertura de notícias online, desenvolve matérias com linguagem clara, moderna e acessível para diferentes públicos. Seu trabalho acompanha diariamente os temas mais relevantes do Brasil e do mundo, levando informação rápida, confiável e atualizada aos leitores do portal.