EUA apontam cunhado de ‘El Mencho’ como líder do CJNG
Governo dos Estados Unidos – Relatórios oficiais dos EUA indicam que Abigael Sánchez Valencia, cunhado de “El Mencho”, é apontado como o principal candidato a assumir a liderança do Cartel de Jalisco Nova Geração. A avaliação ocorre em meio a mudanças internas do grupo, mas as autoridades norte-americanas alertam que sua capacidade operacional e presença internacional permanecem intactas. TRANSMISSÃO: Band.
- Em resumo: Abigael Sánchez Valencia teria supervisionado redes de lavagem e aparece como novo líder do CJNG; o cartel atua em 28 países, inclusive no Brasil.
Entenda a dinâmica
Segundo os documentos citados pelas autoridades dos EUA, Sánchez Valencia vinha coordenando mecanismos complexos de lavagem de dinheiro, incluindo o uso de redes chinesas, corretoras de criptomoedas, contrabando de grandes quantias em dinheiro vivo e esquemas de lavagem via comércio exterior.
Para consultas sobre a dimensão e impacto das organizações criminosas no Brasil, indícios e análises podem ser encontrados no Atlas da Violência (IPEA).
“Abigael Sánchez Valencia já vinha exercendo papel central ao supervisionar uma rede diversificada de lavagem de dinheiro.”
Contexto e impacto regional
O relatório destaca que o Cartel de Jalisco Nova Geração mantém atuação em 28 países, com presença no Brasil. No Ceará, a investigação menciona movimentação logística ligada a negócios ilícitos em portos — com referências ao Porto do Pecém e ao Porto do Mucuripe — e parcerias com facções locais como o PCC.

Especialistas ressaltam que mudanças na cúpula de organizações criminosas nem sempre reduzem sua operação: disputas internas podem, em tese, gerar recomposições territoriais e ajustes nas rotas de tráfico e lavagem.
O que você acha? A presença do CJNG em portos brasileiros preocupa as autoridades locais e federais. Para mais textos sobre segurança no Ceará e regiões próximas, acesse nossa editoria especializada.
Crédito da imagem: Divulgação
