Chefe do Comando Vermelho foge de presídio na Bolívia
Chefe do Comando Vermelho foge de presídio na Bolívia – Jangledson de Oliveira, o “Nem da Gerusa”, escapou na madrugada de 17 de janeiro do presídio de segurança máxima de Chonchocoro, em La Paz, junto com Oscar Junio Terra Dias de Floriano.
A polícia boliviana ainda apura a dinâmica da fuga e não divulgou detalhes sobre o eventual apoio interno ou externo recebido pelos dois detentos.
Como ocorreu a fuga
Relatórios preliminares indicam que a evasão aconteceu entre 2h e 4h, horário local, período em que o efetivo no corredor externo é reduzido. Câmeras de segurança internas, segundo o governo boliviano, registraram movimentação atípica, mas as imagens permanecem sob sigilo.
Chonchocoro é considerada a prisão mais segura da Bolívia, abrigando traficantes, líderes de facções e autores de crimes violentos. Mesmo assim, a unidade sofreu outras duas tentativas de fuga nos últimos cinco anos, conforme o Atlas da Violência.
Procurado por crimes no Ceará
“Nem da Gerusa” estava preso desde 13 de novembro, após operação conjunta da Polícia Civil do Ceará (PCCE) com autoridades bolivianas. No Brasil, ele é investigado por ordenar homicídios em Aquiraz, Eusébio, Maracanaú e Itarema.
Entre os casos, figuram a morte de um bombeiro militar, sogro do suspeito, em 2017, e a execução de um casal em 2020, atribuída ao “Tribunal do Crime”. Ele também responde por roubo e crimes de trânsito.
O comparsa Oscar Junio foi condenado a 18 anos pelo assassinato de um turista português em Fortaleza, em 2004. Ambos já haviam fugido de outras unidades: Jangledson escapou de Potengi (RN) em 2015, enquanto Oscar deixou uma prisão cearense em 2014 e outra boliviana em 2019.

Segundo dados mais recentes do Atlas da Violência, o Ceará apresentou taxa de 37,9 homicídios por 100 mil habitantes em 2021, a quinta mais alta do país, mantendo a pressão sobre as forças de segurança para recapturar líderes de facções.
A Interpol foi acionada para emitir alertas vermelhos, e a PCCE articula a extradição imediata caso os fugitivos sejam localizados em território brasileiro.
Acompanhe as próximas atualizações e outras ocorrências em nosso portal; para mais informações sobre segurança pública, acesse nossa editoria de Polícia.
Crédito da imagem: Divulgação