Agricultores franceses protestam na casa de Macron
Agricultores franceses protestam na casa de Macron – Na última sexta-feira (19), dezenas de produtores rurais levaram tratores, fardos de feno e carradas de esterco até a residência de praia do presidente Emmanuel Macron, em Touquet-Paris-Plage, no norte da França.
O grupo bloqueou ruas de acesso, despejou lixo agrícola nas calçadas e exibiu faixas pedindo o arquivamento definitivo do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
Como ocorreu o ato
Segundo a Confederação Camponesa, que organizou o protesto, cerca de 60 agricultores participaram da mobilização pacífica, encerrada após diálogo com a polícia local.
Além de restos de colheita, os manifestantes colocaram bonecos de papelão representando políticos europeus para simbolizar o que chamam de “abandono do campo” diante da importação de produtos latino-americanos mais baratos.
Por que os agricultores são contra o UE-Mercosul
Os produtores temem perda de competitividade e alegam que os padrões sanitários e ambientais do bloco sul-americano são mais frouxos que os da União Europeia. Estudo da Federação Nacional dos Sindicatos de Exploradores Agrícolas indica que até 20 mil empregos rurais podem ser afetados se o tratado entrar em vigor.

O governo francês já manifestou resistência, mas, em dezembro, a Comissão Europeia sinalizou disposição para concluir o acordo UE-Mercosul, reacendendo a insatisfação no campo.
Para mais detalhes e outras notícias internacionais, acesse nossa editoria de Mundo.
Crédito da imagem: Divulgação
