Colombiano é resgatado de cárcere em fazenda no Ceará
Colombiano é resgatado de cárcere em fazenda no Ceará – Um cidadão colombiano contou ter passado dias sob ameaça e trabalho forçado em uma propriedade rural de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Ele buscou ajuda em um posto da Guarda Municipal de Fortaleza, onde recebeu acolhimento e foi encaminhado para atendimento médico e depoimento formal.
Fuga ocorreu durante a madrugada
Segundo os agentes, o estrangeiro relatou que conseguiu fugir ainda na madrugada, após romper a vigilância na fazenda localizada nas proximidades da Ceasa.
Sem celular, danificado pelos supostos sequestradores, caminhou até o bairro Parangaba e pediu socorro aos guardas municipais.
Investigação e combate ao trabalho escravo
A Polícia Civil abriu inquérito para identificar os responsáveis e apurar as circunstâncias do crime. Em 2022, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública registrou mais de 1,5 mil denúncias de cárcere privado no país, indicador que reforça a relevância do caso. Dados do FBSP mostram ainda que estrangeiros podem ser alvo fácil de aliciadores.
Autoridades lembram que situações análogas à escravidão devem ser denunciadas pelo Disque 100 ou diretamente às delegacias especializadas do Ministério do Trabalho.

O colombiano permanece sob proteção do poder público enquanto colabora com a investigação.
No Ceará, operações de resgate são realizadas periodicamente em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público Federal, visando coibir o aliciamento de trabalhadores vulneráveis.
Para mais detalhes e outras ocorrências, acesse nossa editoria de Polícia.
Crédito da imagem: Divulgação