Extorsão sob ameaça: mulher ligada a facção é presa em Cascavel
CASCAVEL, CE – Na última segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, uma operação relâmpago da Polícia Civil do Ceará prendeu em flagrante uma mulher que se identificava como membro de facção para extorquir comerciantes e moradores do Centro do município, na Área Integrada de Segurança 15.
- Em resumo: suspeita cobrava “taxa de proteção” sob violência psicológica e já tinha histórico de descumprir medidas protetivas.
Como funcionava a ameaça no coração da cidade
Segundo os investigadores, a mulher abordava vítimas pessoalmente, exigindo quantias em dinheiro e ameaçando retaliação do suposto grupo criminoso caso o pagamento não fosse feito. O modus operandi é típico de facções que, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), expandiram a prática de extorsão em centros urbanos nordestinos nos últimos cinco anos.
Na abordagem, policiais encontraram registros de transferências via PIX e anotações com nomes de comerciantes, indícios que fortalecem a linha de investigação sobre a participação dela em uma rede mais ampla.
“A mulher foi autuada em flagrante pelos crimes de participação em organização criminosa e extorsão e ficou à disposição da Justiça.”
Por que a prisão importa para a segurança local
Levantamento do FBSP mostra que denúncias de extorsão cresceram 38% no Ceará entre 2020 e 2024. Ao tirar de circulação suspeitos que se apresentam como porta-vozes de facções, a Polícia Civil tenta conter o sentimento de medo que impede moradores de procurarem ajuda.

A Delegacia de Cascavel reforçou o apelo para que vítimas usem o Disque-Denúncia 181 ou o WhatsApp (85) 3101-0181, garantindo anonimato. O mecanismo é vital: mais de 60% das prisões por crimes patrimoniais no estado tiveram origem em informações anônimas, segundo dados da SSPDS.
O que você acha? Medidas severas contra extorsão intimidam o crime ou precisam ser acompanhadas de ações sociais? Para acompanhar outras operações policiais, acesse nossa editoria especializada.
Crédito da imagem: Divulgação