Lula destaca produção de carros elétricos no Ceará
Lula destaca produção de carros elétricos no Ceará – Na última quarta-feira (3 de dezembro), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte, onde a General Motors iniciou a montagem nacional do Chevrolet Spark EUV.
O utilitário esportivo é o primeiro modelo 100% elétrico da montadora a sair da linha de produção cearense, marco que, segundo o governo federal, reforça a cadeia automotiva e estimula a mobilidade sustentável no país.
Detalhes da nova linha de montagem
Instalado em uma área de 80 hectares, o complexo recebeu investimentos de R$ 2,4 bilhões e deve gerar cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos nos próximos dois anos.
A operação utiliza 100% de energia de fonte renovável e robotiza etapas como soldagem e pintura, garantindo menor emissão de CO₂. De acordo com a GM, a capacidade inicial é de 30 mil unidades por ano, podendo dobrar conforme a demanda.
Impacto econômico e ambiental
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a produção industrial do Nordeste cresceu 7,8% em 2024, impulsionada, entre outros fatores, pela entrada de montadoras focadas em veículos limpos.
Para o Ministério do Desenvolvimento, a fabricação local do Spark EUV pode reduzir em até 12% o preço final do modelo, expandindo o acesso a carros elétricos no mercado interno e contribuindo para cumprir metas de descarbonização.
Além disso, a nova planta prevê parcerias com universidades cearenses para pesquisa em baterias de lítio, fomentando inovação regional.
No encerramento da cerimônia, Lula afirmou que o governo pretende lançar incentivos fiscais adicionais para a cadeia de semicondutores, insumo crítico para veículos eletrificados.
Para acompanhar outras notícias e projetos em andamento no Estado, acesse nossa editoria do Ceará.
Crédito da imagem: Reprodução
