Médico é preso em Quixadá por trocar notas por favores sexuais

Médico é preso em Quixadá por trocar notas por favores sexuais

Quixadá/CE – Na última quinta-feira (29 de janeiro de 2026), um médico e ex-professor universitário foi detido preventivamente sob acusação de usar o poder da caneta para pressionar uma aluna a manter relações sexuais, prometendo acesso antecipado a provas e pontos extras.

  • Em resumo: Oferta de vantagens acadêmicas transformava sala de aula em moeda de chantagem, segundo o Ministério Público.

Operação “Bisturi Acadêmico” expõe abuso de autoridade

A ação conjunta da 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá, Delegacia de Defesa da Mulher, Polícia Militar e Polícia Penal cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão na residência e no consultório do investigado. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, casos de violência sexual cometidos por conhecidos da vítima representam 76% das ocorrências registradas no país, evidenciando a vulnerabilidade em ambientes considerados seguros, como universidades.

O Ministério Público do Ceará relata também indícios de outras condutas criminosas e possíveis vítimas, razão pela qual o processo corre em segredo de Justiça para proteger denunciantes e provas.

“A medida cautelar foi necessária para preservar a ordem pública e evitar novas intimidações à vítima”, destacou o promotor Bruno Barreto.

Contexto: quando a nota vira moeda de coerção

Embora a legislação federal enquadre assédio sexual como crime desde 2001, especialistas apontam que a subnotificação ainda é alta. Levantamento do Instituto Federal de Educação (2024) estima que apenas 1 em cada 10 alunos denuncia investidas de docentes. Entre os fatores está o medo de retaliação acadêmica, exatamente o mecanismo imputado ao suspeito em Quixadá.

Para coibir novos casos, o MP orienta que estudantes procurem a Promotoria na Av. Jesus Maria José, 31, Jardim dos Monólitos, ou denúncias anônimas via Central 180. O órgão reforça que preservar provas – mensagens, e-mails e gravações – é crucial para robustecer processos criminais.

O que você acha? Universidades estão preparadas para proteger alunos de assédio? Para mais detalhes sobre segurança pública, acesse nossa editoria especializada.


Crédito da imagem: Divulgação

Vinicius Balbino

Vinicius Balbino faz parte da equipe do C4 Notícias, atuando na produção de conteúdos sobre esportes, atualidades, tecnologia, entretenimento e acontecimentos de grande repercussão. Com experiência em jornalismo digital e cobertura de notícias online, desenvolve matérias com linguagem clara, moderna e acessível para diferentes públicos. Seu trabalho acompanha diariamente os temas mais relevantes do Brasil e do mundo, levando informação rápida, confiável e atualizada aos leitores do portal.