Oficinas gratuitas em Fortaleza abrem 240 vagas no IJCPM

Oficinas gratuitas em Fortaleza abrem 240 vagas no IJCPM

Oficinas gratuitas em Fortaleza abrem 240 vagas no IJCPM – O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) está com inscrições online para jovens a partir de 16 anos interessados em capacitações nas áreas de beleza, tecnologia e artes, previstas para janeiro de 2026.

São 240 oportunidades voltadas a moradores das comunidades próximas aos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy que estudem ou tenham concluído o Ensino Médio na rede pública.

Como se inscrever

Os interessados devem preencher um formulário digital específico para cada unidade do instituto. No RioMar Fortaleza, há oficinas de maquiagem, depilação, drone, ilustração & expressão visual e alongamento de cílios. Já a unidade do RioMar Kennedy oferece cursos de barbeiro, drone, cuidados faciais, ilustração e design de sobrancelhas.

Todos os cursos ocorrerão em turmas de quatro ou cinco dias, sempre das 8h às 12h ou das 14h às 18h, entre 2 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026. A participação é gratuita e inclui certificado ao final.

Qualificação que faz diferença

A iniciativa busca facilitar a inserção produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2025, mais de 3 mil participantes foram capacitados pelo projeto na capital cearense.

De acordo com dados do Ministério da Educação, programas de qualificação de curta duração aumentam em até 20% a chance de empregabilidade entre jovens de 18 a 24 anos, reforçando a importância de ações como esta.

Calendário de vagas

IJCPM – RioMar Fortaleza (Papicu)

• Maquiagem – 20 vagas (12–16 jan, 8h às 12h)
• Maquiagem – 20 vagas (19–23 jan, 8h às 12h)
• Depilação – 20 vagas (19–23 jan, 14h às 18h)
• Drone – 20 vagas (26–30 jan, 14h às 18h)
• Ilustração & Expressão Visual – 30 vagas (26–30 jan, 14h às 18h)
• Alongamento de Cílios – 20 vagas (2–13 jan, 14h às 18h)

IJCPM – RioMar Kennedy (Presidente Kennedy)

• Barbeiro – 20 vagas (12–16 jan, 14h às 18h)
• Drone – 20 vagas (19–23 jan, 14h às 18h)
• Cuidados Faciais e Skincare – 20 vagas (26–30 jan, 14h às 18h)
• Ilustração & Expressão Visual – 30 vagas (2–6 fev, 14h às 18h)
• Design de Sobrancelhas – 20 vagas (19–30 jan, 8h às 12h)

Para efetivar a inscrição, o candidato deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e declaração escolar no primeiro dia de aula. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição.

Além das competências técnicas, as oficinas trabalham habilidades socioemocionais, preparando os jovens para processos seletivos e empreendedorismo local.

No encerramento de cada curso, os alunos participam de uma feira interna para expor serviços e produtos, oportunidade de networking com parceiros do instituto e possíveis empregadores.

Interessados podem acessar mais informações nos perfis oficiais do IJCPM ou diretamente nas recepções das unidades RioMar.

Para acompanhar outras oportunidades e notícias sobre qualificação, acesse nossa editoria de Educação.


Crédito da imagem: Divulgação

Vinicius Balbino

Vinicius Balbino faz parte da equipe do C4 Notícias, atuando na produção de conteúdos sobre esportes, atualidades, tecnologia, entretenimento e acontecimentos de grande repercussão. Com experiência em jornalismo digital e cobertura de notícias online, desenvolve matérias com linguagem clara, moderna e acessível para diferentes públicos. Seu trabalho acompanha diariamente os temas mais relevantes do Brasil e do mundo, levando informação rápida, confiável e atualizada aos leitores do portal.