PCCE desarticula crimes cibernéticos contra locadoras
PCCE desarticula crimes cibernéticos contra locadoras – Na última quarta-feira (10), a Polícia Civil do Ceará (PCCE) deflagrou a operação “Checkout” para conter um esquema que roubou 68 veículos de uma empresa nacional de aluguel de carros.
A ação contou com apoio do Ciberlab do Ministério da Justiça, além das polícias civis de São Paulo e Tocantins, e cumpriu 17 mandados de busca e um de prisão preventiva.
Como funcionava a fraude
Segundo a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, credenciais corporativas foram obtidas ilegalmente para acessar a plataforma interna da locadora.
Com o acesso, os criminosos realizavam reservas falsas, retiravam os veículos e depois revendiam os carros em redes sociais, aplicativos de mensagens e até na “dark web”. Dados da Febraban mostram que as tentativas de golpes digitais no país avançaram 165 % entre 2020 e 2023, o que evidencia a escalada desse tipo de crime.
Investigações e bloqueios
Um homem de 29 anos foi preso no Eusébio. Durante as buscas, policiais apreenderam celulares, computadores e dois veículos de luxo.
A Justiça autorizou ainda a quebra de sigilo telemático e telefônico dos investigados, bloqueou R$ 3 milhões de cada suspeito e determinou restrição judicial aos automóveis identificados.
Crimes e penas previstas
Os envolvidos podem responder por invasão de dispositivo informático, furto qualificado por meio eletrônico, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Somadas, as penas podem ultrapassar 35 anos de reclusão, além de multas.
As investigações continuam para localizar os veículos remanescentes, apurar se parte da frota foi destinada a desmanches ou exportada ilegalmente para países vizinhos e identificar outros participantes do esquema.
Para mais detalhes e outras ocorrências, acesse nossa editoria de Polícia.
Crédito da imagem: Divulgação / PCCE
