Fortaleza/CE – Uma incursão relâmpago do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar, na noite de 15 de maio, retirou do bairro Floresta um revólver calibre .38, mais de 3 kg de drogas prontas para venda e R$ 1.086 em espécie, mesmo depois de o suspeito escapar pelos fundos de um conjunto de quitinetes.
- Em resumo: Arma, entorpecentes e dinheiro foram levados ao 7º DP; moradores ainda tentaram conter a ação policial.
Entenda a operação relâmpago
Durante patrulhamento na Rua Altenor Almeida, os militares perceberam um homem ocultando um objeto na cintura e correndo para um imóvel. Ao avançar, a equipe encontrou o local repleto de material ilícito: 2,7 kg de maconha, 200 g de skunk, 90 g de brownie com droga, 90 g de cocaína, sete frascos de lança-perfume, três balanças e uma motocicleta.
Em 2022, as forças de segurança brasileiras apreenderam 304 toneladas de entorpecentes, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicando que ações pontuais como a de ontem seguem uma tendência nacional de intensificação no combate ao tráfico.
“Foi preciso usar equipamentos de controle de distúrbios quando um grupo tentou avançar contra a guarnição”, informou a PMCE.
Contexto e impacto para o bairro Floresta
Segundo especialistas, apreensões dessa magnitude desarticulam pontos de distribuição locais e repercutem no preço e na oferta de drogas na região. O 7º Distrito Policial investiga a origem do arsenal e busca identificar o fugitivo, que pode responder por tráfico, posse ilegal de arma e associação criminosa.

A legislação prevê pena de até 15 anos para tráfico qualificado, e o Código Penal agrava a situação quando há participação de terceiros, como sugere o caderno de anotações apreendido.
O que você acha? Operações ostensivas bastam para conter o avanço do tráfico ou é preciso mais políticas sociais? Para mais notícias de segurança pública, acesse nossa editoria especializada.
Crédito da imagem: Divulgação
