Ativistas do Ceará transformam vivência em alerta sobre HIV

Ativistas do Ceará transformam vivência em alerta sobre HIV

Ativistas do Ceará transformam vivência em alerta sobre HIV – Em dezembro de 2025, vozes cearenses que convivem com o vírus decidiram transformar o diagnóstico em ferramenta de conscientização, reduzindo estigmas e reforçando a importância da prevenção.

Sabrina Luz e Carlos “Salmão” Abreu compartilham rotinas, desafios e resultados positivos do tratamento para mostrar que é possível ter qualidade de vida e relacionamentos saudáveis mesmo após o resultado reagente.

Experiências que viram ferramenta de conscientização

Sabrina recebeu o diagnóstico há 15 anos e, depois de oito em silêncio, assumiu a sorologia em redes sociais onde soma mais de 20 mil seguidores. Ela fala sobre medicação, consultas e o cotidiano de um casamento sorodivergente, atraindo pessoas em busca de apoio e informação.

Já Carlos, educador social, vive com HIV desde 2015. O apoio da mãe o encorajou a tornar a condição pública e a combater a sorofobia. Ele destaca que revelar a própria sorologia é direito garantido por lei, mas, quando feito voluntariamente, “tira o peso do silêncio” e inspira outras pessoas.

Panorama do HIV no Ceará e ações de saúde

De 1983 a novembro de 2025, o Ceará registrou 25.542 infecções por HIV e 27.989 casos de Aids, segundo a Secretaria da Saúde estadual. No mesmo período, a terapia antirretroviral evoluiu, permitindo carga viral indetectável e expectativa de vida próxima à da população geral, conforme o Ministério da Saúde.

A capital Fortaleza mantém nove Serviços Ambulatoriais Especializados (SAI) com equipes multidisciplinares, distribuição de preservativos, PrEP e unidade móvel “Fique Sabendo, Jovem”, que leva testagem rápida a praias, baladas e praças. O Hospital São José, referência estadual, recebe pacientes encaminhados da atenção básica e reforça que a adesão correta ao tratamento impede mutações do vírus.

Além das estruturas públicas, ativistas destacam que informação confiável e empatia ainda são as melhores armas contra o preconceito, incentivando testagem regular e tratamento imediato.

No universo online e fora dele, Sabrina e Carlos seguem provando que viver com HIV não impede sonhos — e que falar sobre o tema salva vidas. Para acompanhar outras reportagens sobre o Ceará, visite nossa editoria regional.


Crédito da imagem: Reprodução

Vinicius Balbino

Vinicius Balbino faz parte da equipe do C4 Notícias, atuando na produção de conteúdos sobre esportes, atualidades, tecnologia, entretenimento e acontecimentos de grande repercussão. Com experiência em jornalismo digital e cobertura de notícias online, desenvolve matérias com linguagem clara, moderna e acessível para diferentes públicos. Seu trabalho acompanha diariamente os temas mais relevantes do Brasil e do mundo, levando informação rápida, confiável e atualizada aos leitores do portal.