- Disfarçados de mototaxistas, atiradores matam ‘Gugu’ em Jijoca
- Paixão de Cristo em Quixadá: 19 anos de fé agora em Libras
- Ônibus em Tauá escondia pistolas e ecstasy; Denarc frustra rota
- Chamas provocam colapso em fábrica de lingerie e ameaçam vizinhos
- Caminhoneiro é pego com 2.880 rebites no CE e pode pegar 15 anos
Venezuela anuncia libertação de presos políticos, diz AN
Venezuela anuncia libertação de presos políticos, diz AN – Em comunicado divulgado na quarta-feira (7 de fevereiro), o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, afirmou que o governo iniciará a soltura de um “número importante” de detentos venezuelanos e estrangeiros classificados pela oposição como presos políticos.
Segundo Rodríguez, a iniciativa tem o objetivo de “aprofundar a pacificação” após anos de polarização e acusações de violações de direitos humanos no país.
Pacificação e critérios para a soltura
O parlamentar não detalhou quantas pessoas serão beneficiadas nem os critérios que orientam a medida. Ele limitou-se a dizer que a libertação começará “nos próximos dias” e incluirá militantes, jornalistas e ex-funcionários públicos detidos por motivos políticos.
Organizações não governamentais, como a Human Rights Watch, estimam que atualmente existam cerca de 280 presos políticos na Venezuela, número contestado pelo governo de Nicolás Maduro.
Contexto internacional e impacto interno
Relatórios recentes do Foro Penal indicam que a média de detenções de cunho político ultrapassou 1,5 mil casos desde 2014. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos destaca que a falta de independência do Judiciário agrava o cenário de impunidade.
Analistas apontam que a libertação pode abrir caminho para novas negociações com blocos internacionais que condicionam a suspensão de sanções à melhora dos indicadores de democracia e direitos civis.

Em nota, familiares dos detentos comemoraram o anúncio, mas pediram transparência no processo e garantia de devido atendimento médico para os libertados.
Embora o governo não tenha estipulado data-limite, fontes parlamentares indicam que a primeira lista de beneficiados pode ser publicada ainda neste mês, em decreto oficial.
Para mais detalhes sobre política internacional e desdobramentos na América do Sul, acesse nossa editoria Mundo.
Crédito da imagem: Divulgação
