- Tapa e spray de pimenta: costureira acusa PM em Fortaleza
- Homicida que escapou durante consulta médica é pego na Praia do Futuro
- Geladeira vira esconderijo: Semace salva 40 kg de peixe em defeso
- Anvisa manda recolher esmalte Impala com químico ligado a câncer
- 11,5 t de pães sob baratas: fábrica de Fortaleza fechada
Obras do Hospital Polo Regional do Centro-Sul começam em Iguatu
Obras do Hospital Polo Regional do Centro-Sul começam em Iguatu – O Governo do Ceará deu a largada, na última quinta-feira (4 de dezembro), à construção da nova unidade que vai atender toda a macrorregião Centro-Sul.
Com orçamento superior a R$ 312 milhões, o equipamento público nasce para regionalizar o atendimento hospitalar, reduzir deslocamentos de pacientes e reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) no interior cearense.
Investimento, estrutura e especialidades
O projeto prevê 347 leitos, dos quais 40 de UTI, além de 107 leitos complementares. A estrutura contemplará serviços de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Neurologia, Nefrologia, Oncologia, Saúde Mental, Cardiologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, entre outras áreas.
Segundo o Ministério da Saúde, a adoção de unidades regionais diminui o tempo de espera por procedimentos de média e alta complexidade e fortalece a atenção integrada no âmbito do SUS.
Impacto direto para 17 municípios
Mais de 453 mil moradores de 17 cidades serão beneficiados: Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Deputado Irapuã Pinheiro, Mombaça, Piquet Carneiro, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari.

Dados populacionais do IBGE mostram que a região responde por quase 5 % dos habitantes do estado, mas ainda depende de grandes deslocamentos até centros de referência. O novo hospital deverá encurtar distâncias e aliviar a pressão sobre Fortaleza e Juazeiro do Norte.
Para acompanhar outras iniciativas públicas no interior do estado, acesse a editoria Ceará.
Crédito da imagem: Divulgação / Governo do Ceará
